Evangelização Marketing

A evangelização e as novas mídias

A evangelização e as novas mídias

Em um mundo de tantas transformações, é importante refletir sobre aspectos fundamentais da comunicação católica, em vista da evangelização. Entre eles, um assunto  atual e muito importante para todos nós – interessados em contribuir com a missão da nossa Igreja – é o surgimento de novas mídias e a sua utilização como canais de evangelização.

A presença no meio virtual não é mais uma atividade restrita às  novas gerações ou a empresas de grande porte. A popularização da internet, nas últimas duas décadas, fez nascer um novo jeito de se comunicar, interagir, se relacionar.

A internet como principal meio de comunicação na atualidade

Atualmente, participar do universo online é uma ação corriqueira. Assim como assistimos TV ou ouvimos rádio, agora acessamos sites, blogs, redes sociais, nos relacionamos com nossos amigos, pesquisamos informações, baixamos arquivos, vemos vídeos e muito mais. A internet assumiu uma posição de tanta influência sobre a comunicação que até mesmo o rádio e a TV estão hoje integrados a ela. .

Em muitos públicos, principalmente nas faixas etárias mais jovens, a internet já aparece nas pesquisas como principal meio de comunicação, em detrimento da televisão, que há uma década, por exemplo, parecia reinar absoluta. Essa nova realidade tem exigido das organizações públicas e privadas uma atenção especial e um movimento de adequação, a fim de acompanhar essa forma de comunicar e de alcançar o seu público.

Evangelização no mundo virtual

Para a Igreja Católica, não é diferente. Documentos oficiais já orientam para uma compreensão e apropriação das novas formas midiáticas, no intuito de dar continuidade à sua missão evangelizadora. Na mensagem do 36° Dia das Comunicações, São João Paulo II diz: “O fato de que, através da Internet, as pessoas multiplicam os seus contatos de maneiras até agora impensáveis, oferece maravilhosas oportunidades para a propagação do Evangelho”. Percebemos que desde 2002, quando essa mensagem foi lançada, o santo padre já previa como os primeiros avanços da Internet abririam as possibilidades de evangelização.

Assim, você que é entusiasta da comunicação católica e que, de alguma forma tem se dedicado à comunicação da Igreja, é chamado a ampliar os horizontes da sua instituição, seja ela diocese, paróquia, santuário, congregação ou comunidade, para essas novas formas de comunicação e interação.

Pesquise, busque informações, aprenda a utilizar os recursos do marketing digital em favor da evangelização. Abra-se para essas novas e ricas possibilidades! Ao absorver esses aprendizados, será possível contribuir para levar compreensão, auxílio, alívio e conforto a muita gente.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário