Aplicativos: Como eles podem ajudar no relacionamento com os fiéis

Aplicativos: Como eles podem ajudar no relacionamento com os fiéis

Com o advento da internet, o mundo ficou cada vez menor. A interatividade e a conexão com pessoas dos mais diversos lugares do mundo tem o poder de unir ainda mais os próximos e aproximar os distantes. Quando se fala de comunicação católica, a internet com sua infinidade de aplicativos abriu um leque de opções, que permitem relacionamento e difusão de informações de modo rápido e eficiente.

Os aplicativos são popularmente conhecidos pela abreviatura app, e são softwares desenvolvidos para serem instalados em um dispositivo móvel, como smartphones e tablets. Os apps podem ser instalados no dispositivo, ou se o aparelho permitir, descarregados pelo usuário através de uma loja on-line, tais como Google Play e App Store.  Os aplicativos estão disponíveis de forma gratuita ou paga.

Aplicativos à serviço da evangelização

A Igreja Católica acompanha – desde seu início – o desenvolvimento e evolução das tecnologias, não só como espectadora, mas como agente de participação e inovação. Desde que a internet se popularizou que a Santa Sé alimenta sites e mídias sociais que permitem uma conexão mais próxima com a juventude, principais usuários e promotores das novas tecnologias, e com todos os que estão conectados a rede.

É neste cenário que a Igreja inicia uma busca para alcançar seus fiéis e estar onde estes estão, assim, os aplicativos como ferramenta de comunicação evangelizadora ganham espaço e força.

O Diretório de Comunicação da CNBB (n° 99) diz que “as novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além das fronteiras de tempo, espaço e da própria cultura”. A Igreja, além de seguir um caminho que já foi previsto no passado, cumpre seu papel principal e fundamental: levar a boa nova a toda criatura.

Aplicativos pensados para a necessidade eclesial

Atualmente, empresas especializadas em marketing católico estruturam aplicativos que possuem finalidades específicas para a demanda eclesial. É possível permitir acesso a espiritualidade com abas da liturgia diária, bíblia online, horários de missa, pedidos de oração, homilias, etc; além disso, a realidade institucional também pode ser explorada com calendário paroquial, espaço da palavra do pároco, notícias da paróquia, artigos e demais documentos institucionais; alguns app possibilitam a interação com as redes sociais, materiais multimídia como vídeos, música, áudios, entre outros recursos.

Com o auxílio destas ferramentas, são inúmeras as possibilidades: desde a comunicação entre os próprios fiéis, de modo gerenciado, e com oportunidades de interação criadas pela Igreja, que permita comunidades, pastorais e movimentos fazerem do ambiente digital um espaço de evangelização e de encontro. O que, muitas vezes, a correria do dia a dia não permite no offline.

Destas, e de muitas outras formas a instituição pode chegar ao fiel. Sabendo aproveitar as ferramentas digitais é possível engajar e aumentar a participação dos fiéis na vida da Igreja.

Redes Sociais e aplicativos de conversa instantânea: espaço de encontro

As redes sociais hoje se tornaram ambiente propício do encontro. Um dado do site Techtudo afirma que 62% da população brasileira está na Rede Social, ou seja, mais de 130 milhões de pessoas utilizam estas ferramentas para se conectarem a outras pessoas.

Se este é um ambiente de encontro de pessoas, é um ambiente propício para evangelização. Por meio da criação de Fanpages, os fiéis podem acompanhar toda a vivência paroquial ali divulgada; grupos de discussão, que podem até mesmo se tornarem grupos de oração, visto as facilidades da comunicação ao vivo e tantas outras possibilidades como campanhas de orações ou de arrecadações, acompanhamento de agendas, cobertura de eventos, etc.

Aplicativos: Como eles podem ajudar no relacionamento com os fiéis

Os aplicativos geram encontro no meio digital.

Veja este texto onde trouxemos todas as informações sobre os aplicativos na evangelização.

Posts Relacionados