Aplicativos

Aplicativos católicos: Tudo o que você precisa saber

Já faz algum tempo que os celulares inteligentes alcançaram grande popularidade no país. Uma estimativa da FGV-SP diz que hoje são 420 milhões de aparelhos conectados à internet no Brasil, o que é bastante coisa! Todos esses celulares rodam aproximadamente 30 aplicativos cada um, segundo a consultoria mobile App Annie

Esses apps executam funções muito distintas, desde pedir comida ou transporte, nos conectam com notícias, amigos e familiares através das redes sociais e mensageiros. Os aplicativos já são responsáveis pela renda de 3,8 milhões de brasileiros e seu potencial não fica por aí. Essas ferramentas também estão ajudando diversas instituições católicas a ampliar seu alcance no cotidiano dos seus fiéis de maneira que as outras mídias disponíveis para as Pastorais da Comunicação não conseguiriam. 

Através desta ferramenta, as Igrejas e suas organizações conseguem divulgar serviços, enviar avisos e lembretes bem mais dinâmicos usando as notificações. Além disso, os aplicativos católicos oferecem praticidade na comunicação entre fiel e secretaria, aumentam a facilidade e segurança para a devolução do dízimo e se integram facilmente aos conteúdos que as comunidades constroem em seus sites. Isso é muito importante para aquelas instituições que não são tão familiarizadas com ferramentas de informação, oferecendo facilidade na utilização da tecnologia. 

Se você tem dificuldade em visualizar como um aplicativo pode ser utilizado em sua instituição, trouxemos alguns exemplos que podem dar uma ideia melhor sobre as funcionalidades e estratégias que essas ferramentas têm a oferecer.

Aplicativos católicos que ajudam a Igreja no relacionamento com os fiéis

Aplicativo da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Este aplicativo auxilia a Pascom a ampliar sua comunicação para além do site sem aumentar a complexidade na operação. Quando a pastoral publica materiais no site eles são automaticamente atualizados no aplicativo, e essa facilidade de integração evita um grande trabalho manual na atualização do app. Além da facilidade, isso significa que pessoas menos especializadas podem colaborar com a pastoral nas atividades diárias.

Além disso, o aplicativo também amplia o alcance dos materiais, pois a cada vez que textos ou vídeos são produzidos a pastoral pode criar ela mesma notificações push (avisos que os aplicativos enviam) que serão disparadas a todos os fiéis que tem o app instalado. Dessa forma, ninguém perde novos conteúdos e o aplicativo se torna cada vez mais relevante para as pessoas diariamente.

Aplicativos Católicos: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Imagem no Google Play.

Outra grande facilidade que a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro oferece pelo seu site e aplicativo é a doação do dízimo online. Nestes canais, o fiel pode decidir com quanto ele quer contribuir, qual a periodicidade da contribuição e também escolher a forma de pagamento, que pode ser via cartão de crédito ou boleto bancário. Durante esta campanha do dízimo, as notificações também podem ser criadas para estimular que os fiéis contribuam para o projeto de evangelização.

E se você se questiona como é a aceitação desta tecnologia pela comunidade, tudo é uma questão de planejamento e preparo. Quando a tecnologia atende a necessidades que as pessoas sentem, ou ampliam seu acesso a informações importantes, tenha certeza que elas buscarão experimentar. No caso da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, os resultados agradaram bastante.

Avaliação do aplicativo Paróquia Nossa Senhora do Socorro
Comentário no Google Play.

Você pode ver como é a experiência de navegação deste aplicativo clicando aqui e baixando em seu celular, ou buscando em sua loja de aplicativos! Basta procurar por “NSPSocorro”.

Aplicativo da Matriz Santana

A Matriz Santana, na Paraíba, encontrou no aplicativo uma ótima ferramenta para arrecadar  recursos para a reforma de ampliação da sua infraestrutura.

Aplicativos católicos: Matriz Santana
Imagem do Google Play.

Usando os recursos de recebimento de doações que o aplicativo oferece, a instituição criou uma campanha que sorteia premiações entre as pessoas da comunidade que contribuem com as doações pelo app. Por lá, a Pascom também consegue aumentar a transparência sobre o que é feito com os valores arrecadados e compartilha notícias da evolução da obra.

Para aumentar o contato da Igreja com a comunidade eles fazem do aplicativo um canal de comunicação ativo para que os fiéis acessem a programação atualizada das missas, vejam avisos da semana e recebam atendimento individualizado. Essas facilidades acabaram por diminuir o número de atendimentos pessoais na Secretaria, e este tempo agora é alocado em atividades mais estratégicas para a instituição.

O app católico também disponibiliza orações diárias para os fiéis, que recebem notificações com atualizações, encontram as orações que são realizadas nas missas e, com isso, aumentam a conexão com a Igreja e com a evangelização no momento que os fiéis precisam.

Avaliação do aplicativo da Matriz Santana

Quer conhecer melhor este aplicativo? Busque o app Matriz Santana nas lojas, ou clique aqui para testar essa iniciativa que está trazendo muitas contribuições à evangelização!

Aplicativo da Rádio Cultura FM Picos

A Rádio Cultura, da Diocese de Picos, utiliza um aplicativo para distribuir sua programação 24 horas entre os ouvintes da rádio e os fiéis da instituição. 

Pelo app a rádio recebe pedidos de músicas, tem espaço para divulgação de parcerias, liturgias diárias, e também cria enquetes que podem ser usadas pelas Pastorais da Comunicação para fazer perguntas sobre a própria instituição, aumentando o engajamento com a comunidade por meio de testes de conhecimento usando o quiz. 

As respostas para estas perguntas podem ajudar a Pascom a entender quais informações precisam ser melhor trabalhadas para fortalecer formações específicas. E se a sua instituição usasse os recursos de quiz para fortalecer o trabalho de evangelização? Toda a comunidade pode ser positivamente impactada por isso.

Aplicativos católicos: Rádio Cultura FM de Picos
Aplicativo no Google Play.

Neste aplicativo as redes sociais também não ficam de fora, já que ele se integra com as redes alimentadas pelos colaboradores da instituição. Essa integração das mídias amplia o alcance da comunicação evangelizadora e oferece uma experiência mais integrada entre os canais da rádio católica.

Para visualizar o aplicativo da rádio, busque por Rádio Cultura FM Picos na loja e aplicativos em seu celular, ou clique neste link para conhecê-lo melhor.

Usando os aplicativos católicos estrategicamente

Como os cases demonstram, os aplicativos católicos podem ser usados para múltiplos objetivos e prioridades a depender da realidade de cada instituição. Uma utilização estratégica dos recursos disponíveis (que são mais de 50) permite que o aplicativo seja integrado a outras ferramentas ampliando o poder de comunicação da Pascom.

Fazer pesquisas com os fiéis

O recurso de pesquisa, disponível no app, permite que a instituição cadastre perguntas cujas respostas ficam atreladas ao perfil dos fiéis. Essas preferências da comunidade podem ser baixadas em um formato de planilha para serem utilizadas no planejamento de ações da Igreja. Quer um exemplo?

Se a sua instituição todo ano promove excursões para diferentes lugares religiosos, a pesquisa dos próximos destinos pode muito bem ser feita pelo aplicativo. Através de perguntas como “Quais lugares você gostaria de conhecer em uma excursão com a Igreja?”, as respostas para as opções apresentadas podem ser usadas para planejar o cronograma de viagens e também para a divulgação destas ações. 

Com isso, sabendo os interesses de seus fiéis a Pascom entende quais comunicações são mais propícias de engajar cada grupo. Basta preparar a lista de e-mails dos fiéis que gostariam de ir para Aparecida, montar um e-mail usando um modelo e disparar o envio! Esse envio pode estar atrelado a uma forma de pagamento dentro do site da instituição, facilitando para os fiéis o processo de compra da passagem.

Use os aplicativos católicos na formação da catequese

Use o aplicativo católico na formação da catequese

O incentivo para que as famílias da comunidade adotem o aplicativo também pode ser feito através das crianças e jovens que participam da catequese. Usando o recurso quiz é possível desenvolver atividades onde primeiro o jovem ou a criança veja vídeos e receba sugestões de leituras no site da instituição (ou em outros) e, depois, responda à perguntas que ajudem na memorização do conteúdo.

A mesma mecânica pode ser usada nos grupos de formação, na prática de retiros e mesmo em grupos de jovens, que costumam ser bem familiarizados com o uso dos smartphones.

Envie avisos segmentados pelo app

Se a sua instituição possui a cultura de fazer com que a imagem da Mãe Peregrina circule entre as casas dos fiéis, saiba que as notificações push possuem vários filtros de configuração para o disparo. 

É possível definir, por exemplo, que os fiéis do bairro por onde a imagem está passando recebam notificações em seus celulares que os levem para uma página no site contendo relatos de milagres relacionados à Nossa Senhora. Ou, ainda, serem notificados de que a imagem chega em suas casas em um dia específico, permitindo que se preparem para recebê-la.

Essas experimentações de recursos e multimídias permitidas pelo aplicativo têm o poder de enriquecer não só o engajamento dos fiéis, mas a própria experiência evangelizadora, reforçando vínculos com a fé.

Integre com outros canais

Já falamos em como a experiência integrada entre as diferentes ferramentas de comunicação da Igreja é importante, e os aplicativos são bastante versáteis porque atuam em conjunto com os esforços que a Pascom já aplica em outros canais como redes sociais, site e e-mail marketing.

Dessa forma, ele não exige muito tempo ou dificuldade de gestão para que seja uma ferramenta poderosa no estímulo ao engajamento dos fiéis.

Se você tem interesse em entender como o aplicativo pode ser usado em sua instituição, fique a vontade para solicitar contato de um especialista Parresia! Nossas soluções são fáceis de usar, geram resultados tangíveis e são acessíveis para instituições de todos os portes. Se você, como a gente, vê a comunicação como estratégica e tem pelo menos uma pessoa responsável pela comunicação, temos uma proposta para você! Entre em contato e saiba mais.

Acessar WhatsApp

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário