Evangelização

O que é o Dízimo Online e como fazer na sua Igreja

Fazer a captação do Dízimo Online é uma abordagem que pode causar estranheza e dúvidas para muitas pessoas no seio da Igreja, e entendemos que isso se deve principalmente a visões antiquadas sobre como a tecnologia pode somar ao trabalho evangelizador.

Parte destas impressões iniciais sobre o potencial da tecnologia na evangelização precisou ser revista abruptamente quando o coronavírus forçou o isolamento social e fechou as Igrejas para a participação popular.

Este contexto foi essencial para a Pascom tornar-se mais estratégica quando passou a atuar com ferramentas e estratégias de comunicação adequadas à situação. Graças a essas novas abordagens, os fiéis encontram agora novos canais e formas para serem tocados pela palavra de Cristo.

As redes sociais conseguiram resolver a questão de como fazer a mensagem alcançar os fiéis, mas o que fazer em relação à arrecadação do dízimo?

Contar com uma ferramenta que permita essa ação! Vamos falar sobre ela?

Conheça a ferramenta que permite recolhermos o Dízimo Online

Já é claro que “Dízimo Online” se refere ao recolhimento das devoluções usando meios digitais, certo? 

A ferramenta que permite que a devolução seja feita pela internet é uma plataforma acessada pelo navegador, e que a própria instituição administra. Nela, uma campanha de arrecadação única pode ser criada, ou campanhas paralelas (para recolher o Dízimo Online ao mesmo tempo que captamos patrocínios, por exemplo, ou vendemos ingressos para uma festa do padroeiro).

No painel inicial, temos a visualização de todos os valores já arrecadados pela Igreja, o saldo disponível para transferência, todos os valores a receber e também todas as devoluções recentes detalhadas. Também podemos emitir relatórios de toda a movimentação para termos uma visão detalhada do financeiro atual.

Além de seguro, o sistema permite segmentar toda a devolução por comunidades e identifica o montante do valor de cada uma delas. Isso facilita a prestação de contas, que segue acontecendo normalmente, agora com o auxílio de um sistema digital poderoso!

Com isso, os envelopes que era entregues no balcão do dízimo, não são mais necessários! E as ferramentas que possibilitam isso são cheias de novos recursos.

Peça uma apresentação da ferramenta com nosso representante!

Solicitar contato

Quais os benefícios de recolher o Dízimo Online?

Antes de qualquer coisa, gostaríamos de lembrar que o dever da Pastoral do Dízimo, a mais ligada às contribuições dos fiéis, não é somente incentivar a devolução, mas também cuidar do dizimista. 

Por isso, entendemos que a implementação do Dízimo Online não significa que as ações pastorais fora da internet devem ser substituídas. Pelo contrário!

Fazer a captação do Dízimo Online desobriga a pastoral de se ocupar de funções que antes eram sua responsabilidade, como a guarda do dinheiro, o depósito desses valores durante a semana, a somatória para prestação de contas… agora os fiéis escolhem se querem devolver via cartão de crédito ou boleto bancário, e o resto fica por conta da tecnologia.

Quando a ferramenta se ocupa destas coisas, sobra mais tempo para que a Pastoral do Dízimo planeje ações que valorizem a ritualística da devolução e tornem esse gesto mais valoroso para os fiéis.

Em parceria com a Pascom, por exemplo, muitas atividades podem ser feitas para enriquecer o simbolismo das contribuições espontâneas, como já argumentamos neste post.

Como implantar o Dízimo Online na sua Igreja

Ao entender a importância da ferramenta, a Pastoral do Dízimo deve primeiro conversar com o CPAE (Conselho Pastoral Administrativo e Econômico), podemos ter uma reunião onde apresentamos a plataforma para todos e, com as dúvidas tiradas, partimos para o fechamento!

Depois da contratação, começa o processo de implantação da ferramenta, e trata-se de um processo bastante ágil. Precisamos somente de informações bancárias e logos atualizadas.

Para que o dizimista faça uma doação, ele acessa a ferramenta e faz um cadastro simples, todo feito no aplicativo ou site próprio da instituição. 

Com a plataforma aberta, o dizimista escolherá para qual comunidade ou paróquia será feita a devolução. Numa campanha do dízimo, ele é livre para colocar o valor que deseja devolver e o faz através de uma emissão e pagamento de boleto bancário ou através do cartão de crédito.

O Dízimo Online é uma inovação que já está em andamento em paróquias como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Vila Velha – ES. Veja o testemunho do pároco, Pe. Anderson Gomes, sobre a implantação da tecnologia!

Experiência Pe Anderson Gomes com o Dízimo Online

Dúvidas mais comuns sobre o Dízimo Online

  • 1 Como funciona a tecnologia, é integrada à softwares de gestão paroquial?
    O sistema de arrecadação utilizado pela Parresia não é concorrente dos sistemas de gestão paroquial como Theòs, Orgsystem, Maistre, Dízimo Fiel, pois focamos nas doações online.

    Geramos relatórios que facilitam o lançamento dos dados em seu sistema administrativo e de contabilidade.

  • 2 Qual é a segurança destas ferramentas?
    A plataforma é hospedada na nuvem, não requer nenhum download na máquina, e possui certificados de segurança digital que protegem a transmissão de dados bancários e senhas dos fiéis.

  • 3 Como aplicar ela em campanhas de comunicação?
    A ferramenta permite a criação de links de doações que, esses sim, podem ser plenamente integrados à campanhas de comunicação digitais e também presenciais na instituição.

    Adicione o link para doação acompanhando posts nas redes sociais, enviando-o por WhatsApp ou colocando-os em QR codes que podem ser impressos em cartazes e no jornal paroquial.

    Temos uma trilha de conteúdos no YouTube com várias sugestões de como trabalhar uma campanha de comunicação englobando o Dízimo Online. Não deixe de assistir abaixo!

Trilha Tornando a Pascom mais estratégica

O que falta para sua instituição experimentar o Dízimo Online?

Agora é sua vez! Percebeu que esta ferramenta seria muito bem aplicada à realidade de sua paróquia ou diocese? Então você já pode entrar em contato conosco através do Whatsapp ou no telefone 27 3535-4045 e fale com nosso consultor de negócios. Iremos lhe orientar e tirar todas as demais dúvidas que vocês possam ter.

Acessar grupo no Whatsapp