Como convencer o Conselho de Pastoral a investir em comunicação

Quando a equipe da Pastoral da Comunicação já tem um trabalho consistente e começa a buscar formas de avançar na comunicação da instituição é frequente que aconteçam buscas por novas ferramentas que permitam a inovação. 

Se você ainda tem dúvidas de qual é o momento de contratar ferramentas profissionais de comunicação, neste blog-post discutimos essa questão.

Em algum momento deste processo a decisão pela contratação irá acontecer, e alguns benefícios precisam estar bem claros para que a Igreja esteja bastante tranquila sobre a contratação. 

Você sabe quais benefícios são esses? Vamos trazer alguns argumentos para ajudá-lo no processo de esclarecimento com o Conselho de Pastoral em sua instituição.

Identifique quem influencia a compra e quem efetivamente decide

O primeiro passo para isso é identificarmos quem é que decide por contratações na sua Igreja e quem são as pessoas que influenciam essas decisões. Na maioria das vezes a decisão está com o Padre ou o Bispo, mas estes não administram a vida pastoral da comunidade sozinhos, os ecônomos e o Conselho de Pastoral são grandes influenciadores das decisões.

Esta separação é importante porque cada um deles pode priorizar aspectos diferentes da compra. Os decisores e ecônomos normalmente buscarão saber de que se trata a ferramenta, quais serão seus benefícios, informações de contrato e valores. Já os influenciadores precisam conseguir visualizar a ferramenta implementada, entender quais processos mudam, se elas são práticas e fáceis de usar ou se darão muito trabalho.

Respostas claras a essas perguntas são necessárias para que a opinião de cada um favoreça o processo de decisão, tornando-o mais transparente e seguro. Se uma dessas informações faltar para decisores e influenciadores todo o processo pode se alongar excessivamente ou até desmoronar. 

Dessa forma, no momento que a Pascom for falar sobre a necessidade de ferramentas para potencializar a comunicação pode logo no início sugerir conteúdos que respondam a essas principais dúvidas de decisores e influenciadores. Com certeza, isso ajudará bastante o momento de entrar em contato com a empresa fornecedora. 

Quando você for falar sobre as ferramentas, é importante você transmitir o mesmo impacto positivo que você já visualiza. Para isso, há vários aspectos que você pode reforçar, veja!

Demonstre para o Conselho de Pastoral os benefícios das ferramentas

Demonstre os benefícios que as ferramentas trarão

As ferramentas de comunicação tem um poder muito benéfico para as instituições católicas, pois permitem que as Pastorais da Comunicação façam muito mais pelo engajamento, participação na devolução do dízimo e pela própria experiência de fé vivenciada pelos fiéis. 

Por isso, quem faz parte da decisão por estas contratações precisa conhecer os benefícios que elas entregam. Nós já falamos sobre esses ganhos em vários dos conteúdos que já publicamos no blog, então você pode utilizá-los para preparar o terreno de quem está estudando a contratação em sua instituição. 

Ferramentas otimizam tarefas

falamos neste post sobre como tornar sua equipe mais produtiva, mas saiba que mesmo uma Pascom produtiva chega a um limite quando não tem recursos para ampliar seu trabalho. Por isso, as ferramentas são essenciais quando o assunto é otimização de tempo e aumento da facilidade do trabalho pastoral, porque elas atuam de forma integrada.

Quando você faz uma publicação de notícias, atualiza a liturgia diária ou as galerias no site da instituição, por exemplo, elas são imediatamente atualizadas no aplicativo. Isso poupa tempo de trabalho da Pascom, que deixa de precisar replicar este tipo de conteúdo.

Facilitam o conhecimento das preferências dos fiéis

O aplicativo possui recursos que facilitam a realização de pesquisas com quem tem o app instalado. Isso possibilita que a Pascom conheça a preferência dos fiéis em diferentes assuntos, sendo possível que as respostas dos formulários sejam utilizadas para personalizar as estratégias de comunicação, por exemplo.

Isso é possível porque as respostas podem ser baixadas em planilhas e essas, por sua vez, podem ser utilizadas em estratégias de e-mail marketing, por exemplo, focadas nas respostas dos fiéis. 

Explicamos neste post como criar campanhas de e-mail para fiéis que respondem perguntas de preferência de excursões, por exemplo. Esse é apenas uma forma de utilizar os formulários. 

Essa ferramenta também pode ser utilizada em conjunto com mídias como vídeos, por exemplo, para auxiliar na formação das catequeses, grupos de jovens ou com outras intenções. No aplicativo, a instituição pode colocar uma sequência de vídeos com ensinamentos e informações, e em seguida usar o recurso de formulários para medir quanto daquele conhecimento e informações a pessoa absorveu.

Ferramentas que enviam lembretes segmentados para os fiéis

Otimizam o envio de lembretes segmentados

Com o app é muito fácil enviar notificações push direto para os fiéis seguindo várias possibilidades de segmentações. Você pode escolher enviar notificações para listas de contatos, por geolocalização (escolhendo um bairro específico da cidade), para todos que possuem o app instalado… 

Leia o artigo Aplicativos católicos: Tudo o que você precisa saber

Esse recurso é uma ótima forma de lembrar os fiéis sobre atividades da Igreja, notificar a publicação de novos conteúdos, anunciar eventos regionais (como a passagem de um grupo de oração pelas casas do bairro x, por exemplo) ou simplesmente fazer-se presente e trazer a atenção para a sua instituição.

Oferecem novas experiências de evangelização

Atuar com ferramentas integradas oportuniza que a Igreja alcance os fiéis usando recursos que enriquecem a experiência, a formação e a comunicação do evangelho. 

Com elas, é possível impactar positivamente a experiência espiritual da comunidade no momento certo (com conteúdos focados em períodos do dia, como matutino ou noturno), de uma forma adequada às preferências dos fiéis e no canal que melhor agrada as pessoas (e-mail, aplicativo, site, todos em conjunto com as redes sociais).

Essas novas dinâmicas já são utilizadas por diversas instituições no país e propõe uma transformação na forma da Igreja projetar a palavra de Cristo de forma que não conhecíamos antes.

Ferramentas para devolução do dízimo online

Facilitam a devolução do dízimo online, com cartões bancários

A Paróquia Sant’Ana já vive a realidade de uma campanha de arrecadação totalmente online, e esta é a vivência de muitas outras que aderiram à devolução do dízimo online. Estas funcionalidades facilitam a rotina de muitos fiéis que hoje têm novas formas de lidar com suas finanças.

Esta função também tem sido bem vista pelos conselhos econômicos, pois vem acompanhada de um sistema integrado de controle de recebimentos. Dessa forma, o controle financeiro visualiza toda a devolução do dízimo e demais campanhas de arrecadação em um única plataforma de maneira segura e prática.

São aplicadas para diversos objetivos da instituição

As ferramentas de comunicação podem ser aplicadas para diferentes contextos, como ferramenta de captação de recursos para projetos da Igreja, expandir o engajamento dos fiéis, para ampliar a formação católica, facilitar a realização de cursos disponibilizando conteúdos em áreas exclusivas, distribuir a programação de rádios online da Igreja… As aplicações dependem somente das necessidades da comunidade!

Ferramentas fáceis de usar por qualquer perfil de pessoa

É importante lembrar que as ferramentas digitais são fáceis de utilizar por qualquer perfil de pessoas. Com um suporte acessível e um bom treinamento inicial toda a comunidade poderá ter independência na produção e publicação do conteúdo, sem depender do fornecedor.

Isso facilita que toda a equipe possa acessar os painéis, publicar e gerenciar conteúdos sem dificuldades.

Personalizar oferta de ferramentas para o Conselho de Pastoral

Benefícios compreendidos, é hora de personalizarmos as ferramentas para sua realidade

Se sua Pastoral já entendeu a importância de mais ferramentas na comunicação e já sugeriu ao Conselho Pastoral algumas leituras do nosso blog que esclarecem dúvidas, pode entrar em contato com a gente para uma conversa onde poderemos ouvir seus objetivos e demonstrar como as ferramentas poderão ser implementadas em sua instituição para suas necessidades!

Nesse momento também poderemos discutir aspectos relevantes aos decisores, como preço, condições e formatos de pagamento. Acreditamos em um modelo de contrato justo para ambos os lados, e prezamos por parcerias de longo prazo na jornada de transformação da comunicação católica.

Posts Relacionados