Você sabia que, entre os brasileiros, a internet é o segundo meio de comunicação mais utilizado? Isso significa que cerca de 49% da população utiliza a internet como principal canal de informação. Entre os católicos, 22% buscam notícias online, e quando se trata de jovens entre 18 e 24 anos esse dado duplica, saltando para 50%.
Anunciar ao mundo a pessoa de Jesus Cristo é a razão de existir de cada paróquia, comunidade, movimento eclesial e principalmente da Pascom. A realidade do avanço tecnológico na comunicação é um recado claro para nós. Estamos na era do Facebook, do Instagram, dos blogs e sites, dos aplicativos, das mensagens de WhatsApp, dos painéis de LED, e é preciso utilizar esses meios para anunciar a mensagem do Evangelho. São formas que levam esse anúncio ainda mais longe, de modo mais barato e ágil!
Nossa Igreja tem talentos e iniciativas que alcançam os anseios mais profundos do homem contemporâneo, mas pode ser que esse mesmo homem não esteja na paróquia, no banco da Igreja.
É bem provável, no entanto, que ele esteja com o smartphone nas mãos, online o tempo todo e continuamente à procura de solução para os problemas do seu dia a dia. E se nós, evangelizadores, interceptarmos essas buscas para evangelizar pela internet? Isso é possível com o bom uso da internet!
O que muda ao evangelizar pela Internet?
A internet invadiu nossas casas, escolas e ambientes de trabalho de modo avassalador. A era atual já é chamada inclusive de pós-digital, ou seja, a internet já é tão utilizada de modo automático que só notamos sua importância quando ela falta, tal qual é a energia elétrica em nossos dias.
Com a internet, a evangelização muda porque podemos entrar a qualquer momento na vida dos fiéis com a palavra do Evangelho de maneira inovadoras e com experiências de fé diferenciadas.
Para isso, usamos estratégias digitais que são rápidas, baratas e eficientes, sobretudo se são planejadas e pensadas à Luz do Espírito Santo.
Outro ponto é a interatividade que a rede proporciona, oferecendo às lideranças uma visão real quanto às preferências da sua comunidade. Hoje é perfeitamente possível, por exemplo, fazer uma enquete – pelo celular – para consultar os jovens sobre o artista preferido para um evento musical, ou automatizar a comunicação, identificando perfis no público e trabalhando para construir uma experiência marcante desenhada para eles.
Além disso, é possível manter os avisos paroquiais diante dos olhos dos paroquianos se reforçarmos durante a semana por mensagens no WhatsApp. Ou, ainda, podemos fazer a arrecadação do dízimo on-line, através de plataformas que proporcionam essa funcionalidade.
Se difundir o amor de Cristo é urgente, evangelizar pela internet torna essa missão mais fácil
O cristão deve se aproximar do mundo “com toda a reverência, cuidado e amor, para o compreendermos, para lhe oferecermos os dons de verdade e de graça de que Jesus Cristo nos constituiu depositário” (Ecclesiam Suam 40), nas palavras do papa Paulo VI.
E a internet é esse ambiente em que a Igreja se apresenta para ouvir o mundo e seus anseios, e, com essas informações, ir ao encontro com a mensagem do Evangelho, afinal, Cristo é sempre a resposta para as inquietações humanas.
Já em 2002, John Foley, então presidente do Pontifício Conselho para as comunicações sociais, motivava o uso da internet como meio de evangelização. “É inclusivamente importante que as pessoas, a todos os níveis da Igreja, lancem mão da Internet de maneira criativa, para assumirem as responsabilidades que lhes cabem e para ajudarem a Igreja a cumprir a sua missão.
Quais meios ajudam a evangelizar pela Internet?
Estar presente na internet implica em contar com as ferramentas corretas de comunicação e também com um esforço correto para que estas funcionem e trabalhem a favor da instituição.
Existem ferramentas gratuitas de comunicação e aqui podemos citar as redes sociais, que têm sido essenciais na comunicação de várias paróquias. Só elas, porém, não bastam, e sempre chega o momento que a instituição percebe a necessidade de avançar na comunicação e adotar novas estratégias.
Uma destas ferramentas de comunicação digital já bastante integrada às paróquias no esforço por evangelizar pela internet é o site.
Como o site ajuda a evangelizar pela internet
Poderoso recurso da comunicação paroquial oficial, o site católico possibilita a distribuição de arquivos multimídia, artigos completos, notas, notícias, coberturas de eventos e tantas outras possibilidades que se adaptam às necessidades de cada instituição.
Podendo também se conectar e se integrar a outra ferramenta poderosa e atual, o aplicativo.
Aplicativos católicos para evangelizar online
Os aplicativos são recursos estratégicos para as instituições pela quantidade de recursos que eles possibilitam.
Com eles, aproveitamos funcionalidades como o recebimento do dízimo online, mapeamos a localização do fiel para enviar notificações por geolocalização, publicamos conteúdos em fóruns e oferecemos redes sociais próprias para a comunidade. Trata-se de uma oportunidade de alimentar relações mais próximas aos fiéis.
Plataforma de e-mail marketing
Outras ferramentas poderosas e profissionais que podemos citar são o Webmail e a plataforma de E-mail Marketing. A primeira profissionaliza a entrega de emails da instituição e permite que toda a informação se mantenha dentro da paróquia, pois as contas são gerenciadas pela instituição.
Já a plataforma de E-mail Marketing permite o envio de até 5000 e-mails por mês, podendo ser separados por públicos de interesse, campanhas e o que mais for necessidade da instituição.
“Na perspectiva das inúmeras possibilidades positivas apresentadas pela Internet, não é aceitável hesitar timidamente, por medo da tecnologia ou por algum outro motivo” (Igreja e Internet – Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, 2002).
É necessário que busquemos informações que nos permitam utilizar as ferramentas da melhor forma. Com isso, cumprimos o objetivo principal da igreja, que é evangelizar mais e mais pessoas.
E para sua instituição ter acesso a estas ferramentas digitais e começar a comunicar com toda força através da internet, chame-nos no WhatsApp ou ligue 27 3535-4045 e fale com nosso consultor.