Comunicação Católica

5 passos para melhorar a comunicação com os fiéis

A comunicação com os fiéis parece muitas vezes uma tarefa árdua ou até mesmo impossível, concorda? Se você se pergunta o que falta para sua comunicação deslanchar, ou o que está deixando passar batido, não se preocupe, vamos te ajudar a repensar algumas coisas para você comunicar melhor.

Para este desafio são muitas as ferramentas que podem colaborar com sua instituição. Escolhê-las e também definir de que forma usá-las é imprescindível no momento de planejar a comunicação junto a equipe da Pascom. 

Além disso, a comunicação vai além de apenas saber escolher bem qual canal utilizar. Perguntas como “o que comunicar?”, “qual tom usar?”, “o que é excesso?”, “o que ainda está faltando?”, “qual é o meu público?”, “como chegar até ele?” são comuns, e podem deixar qualquer um desnecessariamente inseguro. Por isso, vamos desembaraçar essas dúvidas!

Melhore a comunicação com os fiéis traçando um objetivo

Primeiro passo: Trace um objetivo

“Quando a gente não sabe onde vai, qualquer caminho serve”, e convenhamos que não há espaço para qualquer caminho na comunicação católica, correto?

Junte a equipe para que vocês planejem o que é necessário para a comunidade, onde a comunicação precisa chegar e quais as prioridades

Definam juntos o objetivo principal ( que pode ser, por exemplo, arrecadar 1000 kg de alimentos não perecíveis), e busquem dentro deste grande objetivo os objetivos intermediários (alcançar 200 kg, 600 kg). Isso facilita que a comunicação identifique oportunidades de falar com os fiéis e auxilia ainda mais a instituição a alcançar aquela meta.

Segundo passo: Planejamento

Ok, objetivos principais e intermediários traçados, agora vamos desenhar o caminho que faremos para alcançá-lo. E para isto é preciso se atentar para alguns pontos:

Quem é meu público?

Para quem eu irei falar? Qual a sua idade? Quais são seus hábitos? Ele(a) está presente nas redes sociais? Acessa com qual frequência a internet? Ou prefere ser abordado pessoalmente? Qual a maneira mais eficaz para chegar até ele(a)?

As respostas à estas perguntas vão preparar você e sua instituição a elaborar o perfil das personas que irão direcionar toda a sua estratégia de comunicação. Em comunicação, personas são perfis que podem ser identificados em seu público. 

É importante perceber que o mapeamento de persona vai muito além de saber se estamos falando com homens ou mulheres, brancos ou negros, idosos ou jovens. Nessa definição buscamos entender os principais hábitos e desejos do nosso público. Preciso identificar como ele(a) se sente, como se comporta, quais são suas dores, sofrimentos e como podemos ajudá-lo(a). Dessa forma nossa comunicação torna-se muito mais eficaz, pois fala diretamente com o indivíduo e não com a massa.

Quais ferramentas e canais utilizaremos?

Quais ferramentas/canais utilizaremos?

Agora que já conhecemos o perfil das pessoas que buscaremos atingir, é necessário definir os canais que usaremos para alcançá-los. É bem provável que seu público esteja presente em diferentes canais de comunicação. 

A escolha dos canais dependerá do passo anterior, que é a definição do público-alvo. Se você perceber que em sua instituição grande parte dos fiéis utilizam as redes sociais invista nessa estratégia; entenda se seus fiéis também estão familiarizados com navegação de sites, visto que estas são ferramentas muito poderosas na formação e informação dos fiéis. Evite usar canais apenas porque muitas pessoas usam, se pergunte se ele será relevante para as suas personas.

Para estas ações, não se prenda somente à audiência que as redes sociais já entregam para você, elas devem ser usadas como complemento de outros canais. Como explicamos detalhadamente neste post, as redes sociais costumam entregar o conteúdo que você posta para um mesmo padrão de perfis, deixando a falsa sensação de que você tem uma audiência significativa e, no fundo, você sempre entrega os conteúdos para as mesmas pessoas.

Frequência de publicações/tiragens

Quantas postagens terão nas redes sociais, o que será publicado no site? O jornal paroquial/diocesano terá tiragem de quantas vezes no mês?

Quando se trata de postagens em site e redes sociais, lembre-se que ter uma boa frequência de publicações faz parte do esforço em ser relevante para as suas personas. Se sua Pascom produz conteúdos com um intervalo muito grande, os resultados aparecerão muito devagar, a conta-gotas. 

Para você ter uma ideia mais exata da quantidade ideal de postagens em sua instituição busque realizar testes, como criar uma alta frequência de postagens em um mês, e em outro fazer postagens em menor volume. 

Com isso, olhamos para os resultados buscando entender se no mês com maior número de postagens a audiência engajou com as postagens curtindo, comentando ou compartilhando no mesmo volume. Se sim, você já tem bons sinais para a frequência ideal em sua instituição.

Crie um bom conteúdo a ser comunicado para seus fiéis

Terceiro passo: Crie um bom conteúdo a ser divulgado

Chegou a hora de criar todas as matérias, postagens e divulgações que serão publicadas. Veja este blog-post em que aprofundamos essa fase! Lá explicamos direitinho como criar um cronograma de conteúdos com relevância. 

Pra dar um pequeno gostinho, no texto argumentamos sobre a importância de contar com outras pastorais/movimentos para entregar um bom conteúdo aos fiéis. Em uma instituição todos são responsáveis pela criação de conteúdo de valor e podem participar da sua construção de forma apoiada pela Pascom. 

Quarto passo: Execução de todo o planejamento

Diagramar, editar, postar, programar, enviar para gráfica… Há bastante coisa para ser feita! Para gerenciar essa produção e não se perder no fluxo de trabalho é bem interessante a utilização de ferramentas gratuitas de gestão de tarefas com pouca complexidade, como o Trello. Criamos um modelo pensado na Pascom com quadros já montados onde você consegue apontar as tarefas que devem ser feitas, as que estão sendo executadas, as que estão sob aprovação ou foram finalizadas.

Para a parte da criação dessas peças, caso você não domine softwares de edição complexos, você pode ver muita utilidade no Canva. Com ele você pode criar peças de comunicação facilmente.

Monitore os resultados

Quinto passo: Monitore os resultados

A equipe precisa acompanhar os resultados das campanhas e publicações lançadas, observar o que pode ser melhorado, o que não pode continuar e o que está dando certo.

O mLabs é outra ferramenta que pode ser usada para monitorar o alcance das publicações nas redes sociais, e também para agendar a publicação das postagens em suas redes sociais.

Dica de ouro: Cada passo pode ser feito da melhor forma que a equipe preferir mas, lembre-se, a equipe pode mudar no futuro. Por isso, faça checklists para cada tipo de ação que a Pascom desenvolve. Dessa forma, novos agentes saberão o que é preciso para fazer um vídeo, publicar um blog-post ou enviar um e-mail marketing. Isso evita que mudanças na equipe deixem a Pascom imobilizada até que os novos membros aprendam tarefas simples.

Propostas de ações para melhorar a comunicação com os fiéis

Depois de seguir com os passos anteriores, deixamos algumas ideias que sua Pastoral da Comunicação pode utilizar para alcançar os fiéis em seu cotidiano.

 Utilize as listas de transmissão do WhatsApp: 

O WhatsApp permite que você construa uma lista de que pode ser usada para criar uma lista de transmissão, que é como um grupo onde você registra os números e envia uma mensagem para todos. A diferença de uma lista de transmissão para um grupo é que, nos grupos, você pode responder e interagir com os demais, já na lista de transmissão você apenas recebe o conteúdo, não pode interagir com ele ou ver as outras pessoas que fazem parte da lista. 

Para criar esses contatos dos contatos dos fiéis da paróquia ou diocese, deixe folhas na saída da Igreja e peça que, ao saírem da Santa Missa, os interessados em receber as divulgações e notícias em primeira mão anotem seus telefones celulares. 

Com essas informações você irá criar a lista de transmissão no WhatsApp conforme esse passo a passo aqui.

Use o e-mail marketing

Use o e-mail marketing

Outra forma de alcançar os fiéis é através do e-mail marketing. Ele permite que sua Pascom prepare segmentações de e-mail para os quais você poderá enviar newsletters direcionadas para os fiéis interessados. As listas podem ser separadas por coordenadores de pastoral, secretários(as), conselheiros das comunidades, ou também uma lista de todos os fiéis da Igreja.

Nestes envios coloque comunicados, divulgue eventos e conteúdos produzidos, como a palavra do bispo, homilia da semana feita pelo pároco, etc. Se quiser mais sugestões de como usar o e-mail marketing, ou mesmo entender porque ele é importante, este blog-post vai te explicar tudo sobre este canal.

Faça transmissões de eventos pelo Facebook 

Pastorais da Comunicação como a da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias em Porto União (SC), tem aumentado bastante o alcance de fiéis através da transmissão no Facebook de missas e outros eventos. Veja aqui a conversa que tivemos com a Pastoral e conheça os resultados que eles estão gerando!

Neste contexto de profissionalização há mais ferramentas à disposição da Pascom para que ela empodere seu trabalho. Estamos falando dos aplicativos, que podem ser usados em conjunto com as ferramentas que citamos para aumentar o poder da Pascom de produzir uma comunicação personalizada, que impacte os fiéis com praticidade, eficiência e alcance.

Com essas ações simples, sua Pascom (agora melhor estruturada e profissionalizada), poderá construir a confiança e a participação dos fiéis e contar com ganhos como aumento do engajamento dos fiéis nas atividades da Igreja e a oportunidade de evangelizar mais e mais pessoas.

E nós temos ainda muita ferramentas essenciais para o avanço e profissionalização da comunicação. Falamos neste post sobre como descobrir o momento de avançar na comunicação. Para a implementação destas ferramentas conte com a Parresia e com nossos especialistas para ajudá-lo a entregar mais valor para as necessidades de sua instituição. Basta nos chamar no WhatsApp!