Sites

Sites Católicos: 9 cases da Parresia que você precisa conhecer

9 Sites católicos que você precisa conhecer

Já passou o tempo em que a Igreja tinha à disposição somente o jornal paroquial e o presbitério para evangelizar, concorda? Hoje já são inúmeros os recursos presentes no ambiente da própria instituição que potencializam ou, no mínimo, facilitam, as homilias. a evangelização e a arrecadação do dízimo. 

Além das ferramentas físicas, mais tecnologias surgiram nos últimos anos e estão colocados à disposição da Igreja, mais especificamente, da comunicação católica. Estamos falando das redes sociais, onde dados do relatório Digital in 2019 feito pelo instituto We are social mostram que nós, brasileiros, passamos uma média de 3 horas e 34 minutos conectados em alguma rede social. De todos os demais países, perdemos apenas para as Filipinas!

O crescimento da participação das Igrejas nas redes sociais é um movimento muito desejável, pois onde as pessoas estão também é preciso que Cristo esteja. E para consolidar esta presença, outras ferramentas digitais enriquecem o trabalho das Pastorais da Comunicação, o sites católicos!

A importância dos blogs e sites católicos

Sites são ferramentas já há muito consolidadas porque trazem benefícios expressivos em todos os espaços. Na Igreja, isso não é muito diferente. 

Tratam-se de páginas institucionais que podem ser planejadas para compartilhar temas que ultrapassam em muito as informações de funcionamento da secretaria, o endereço da Igreja e canais de comunicação. 

Os sites (páginas com informações mais institucionais) contam com os blogs, que tratam-se de pequenos sistemas de gestão de conteúdo que facilitam muito a tarefa de criar artigos por assunto (como este post), gerenciar diferentes autores e alocar estas publicações em categorias de assuntos.

Sites e blogs, quando reunidos, têm grande potencial estratégico pois permitem publicar conteúdos que transmitem e reforçam o olhar e essência de cada instituição católica. 

A melhor parte, também, é que podem carregar diferentes formatos de materiais, fazendo com que o único critério seja o nível de esforço e recursos (tempo e braços disponíveis) que a própria Igreja ou a Pascom conseguem mobilizar para construir.

Uma Pascom bem organizada e engajada tem maiores chances de diversificar materiais evangelizadores e transformar a experiência eclesial, aproveitando que o digital proporciona novos recursos. Podemos fazer isso através de fotografias, de vídeos do próprio pároco ou bispo, com depoimentos envolventes da comunidade, com podcasts gravados e com textos, em profundidade ou com leveza, tudo dentro dos blogs e sites católicos.

O bom trabalho da Pascom e uma boa direção dos blogs e sites católicos aumentam as chances de que os fiéis se conectem às obras que a comunidade realiza, propiciando o engajamento com este trabalho e impactando, como consequência, até a arrecadação do dízimo

Vamos conhecer alguns dos sites que produzimos na Parresia e que são exemplos para os argumentos que trouxemos?

Conheça 9 sites católicos que construímos na Parresia

PS: A seleção de sites foi por amostragem, temos muitos clientes que poderiam ser também exemplo de cada uma das funcionalidades que citamos. Com isso em mente, vamos à lista! 

Sites católicos e Arrecadação do Dízimo Online - Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré

#1 Comunidade Missão Maria de Nazaré – Arrecadação de doações pelo site e app

Uma comunidade com site, aplicativo católico e rádio online? Sim senhor! É assim que a Missão Maria de Nazaré envolve seus seguidores: nas mídias em que eles estão! 

O site da instituição foca na formação que os blog-posts e vídeos podem oferecer, e também integram o site com a rádio online, com grande destaque convidando os visitantes a baixarem seu aplicativo católico.

A comunidade também está nesta lista porque utiliza tanto o site quanto seu app para levantar recursos, convidando os fiéis a fazerem doações através destas ferramentas. Não deixe de conhecer essa aplicação dos sites católicos!

Sites católicos e Arrecadação do Dízimo Online - Rádio Cultura FM de Picos

#2 Rádio Cultura FM de Picos – Integração entre tecnologias

E se você pensa que rádios não estão aproveitando todos os benefícios da transformação digital, você se enganou! A rádio Cultura FM é uma entidade ligada à Diocese de Picos, e ganhou ingresso nesta lista por trazer a integração do site com a rádio da instituição. 

Através do site os ouvintes de todo o mundo podem pedir músicas ao preencherem um pequeno cadastro. Para concluírem o pedido, a instituição disponibiliza um formulário onde pede informações como nome, e-mail, o artista desejado, a música e alguém para quem a música está sendo dedicada. 

Dessa forma, a rádio consegue montar uma base de contatos com quem posteriormente pode planejar uma comunicação via outras mídias, como e-mail, por exemplo, ou usando outras estratégias de marketing digital.

Aliás, não deixe de conhecer os podcasts gravados por eles e que são disponibilizados no site!

Sites católicos e Arrecadação do Dízimo Online - Mães que Oram pelos Filhos

#3 Movimento Mães que Oram pelos Filhos – Integração com Loja Online

O Movimento tem abrangência nacional e seu site tem uma grande função de apoio formativo a estes grupos. Como eles fazem isso? Compartilham muitos guias de oração e materiais de condução dos encontros.

Outro grande destaque que sozinho já traria este site para esta lista é sua loja online, já que este movimento tem nela um dos principais recursos de financiamento da obra. 

Através da loja e das informações que eles obtém do processo da compra é possível mapear muitas informações sobre as preferências dos seguidores, facilitando muito a segmentação de contatos para trabalho posterior em e-mail marketing ou redes sociais.

Outro grande forte deste time é sua produção dedicada de vídeos e blog-posts no site. Não deixe de conhecer estes conteúdos e a própria loja!

Arrecadação do Dízimo Online - Mosteiro Santíssima Trindade

#4 Mosteiro Santíssima Trindade – Relacionamento multiplataformas

O Mosteiro é um case bastante especial na Parresia. Como sua localização é afastada da cidade, eles utilizam suas ferramentas digitais para continuarem conectados aos fiéis que são seguidores do local. Neste esforço de conexão digital eles dispõe do site católico, blog, aplicativo e também de uma plataforma de e-mail marketing, sem deixar de estarem presentes nas redes sociais, e de forma bastante ativa!

Um dos destaques do Mosteiro é sua campanha de doação, pois é através dela que os fiéis podem ajudá-los na construção de sua nova sede. Dessa forma, os interessados utilizam o site católico ou seu aplicativo (que estão integrados a uma plataforma de arrecadação), para enviar valores através de seus cartões de crédito ou débito.

Outro mérito deles é seu olhar da importância da produção de conteúdos multiplataformas para estimular conexões com os fiéis. O Mosteiro mantém um planejamento a longo prazo de conteúdos diários que são compartilhados com sua comunidade em todos os canais: site, aplicativo e redes sociais. 

O que a princípio traz desafios aos comunicadores católicos responsáveis, também traz muitos aprendizados, crescimento e dádivas. Tivemos uma conversa com o Mosteiro onde eles falam mais sobre isso, se você quiser assistir depois de conhecer o site deles, basta clicar aqui! 

Sites católicos e Arrecadação do Dízimo Online - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

#5 Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Arrecadação do Dízimo Online

Esta Paróquia possui grandes exemplos na produção de conteúdos em seu portal. Com uma Pascom que conta aproximadamente com apenas oito pessoas, eles produzem notícias sobre as atividades da Igreja, atualizando a comunidade e engajando-a nas atividades da Igreja.

Seu site também é outro exemplo de uma boa integração entre mídias e outras redes, pois está conectado ao Instagram e possui diversos vídeos produzidos na própria comunidade.

São outra comunidade que também estão trabalhando com o dízimo online em seu site e aplicativo, e já compartilharam depoimentos conosco sobre como foi a experiência, dando retornos positivos sobre como a comunidade recebeu estas inovações. 

Para assistir ao vídeo de depoimento da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, clique aqui!

Arrecadação do Dízimo Online - Diocese de Colatina

#6 Diocese de Colatina – Atualizações constantes e cobertura de notícias

Tratando-se de um site de Diocese, o portal da Diocese de Colatina divulga notícias das regiões que eles aglutinam e repostam diretamente em seu site conteúdos de liturgia diária que são disponibilizados pela CNBB Brasil.

Além disso, o site também divulga as formações que eles oferecem e captam novas inscrições para estes eventos online, de forma integrada a outras ferramentas.

Precisa encontrar a Igreja mais próxima de você na área da Diocese de Colatina? O site da organização oferece esse recurso facilmente aos fiéis, que também podem ler reflexões periódicas postadas pelo time de comunicação da instituição.

Sites católicos e Arrecadação do Dízimo Online - Arquidiocese de Sorocaba

#7 Arquidiocese de Sorocaba – Cuidado com a experiência do público

O site deste parceiro engloba as notícias de todas as instituições abraçadas pela Arquidiocese, e faz um trabalho diário de compartilhar o evangelho de maneira comentada, mesclando para isso o uso do texto no blog, e oferecendo a opção para que os fiéis também ouçam os comentários narrados em áudio, com trilha sonora e ótima captação de áudio.

Esse cuidado com diferentes formatos é extremamente rica para a experiência online, pois é mais amigável às diferentes maneiras que os fiéis podem preferir consumir este conteúdo. 

Pessoas mais velhas, por exemplo, ou mesmo pessoas que consomem o conteúdo enquanto trabalham, têm grande probabilidade de quererem ouvir áudio. No caso do conteúdo suscitar uma reflexão maior, é bem provável que também busquem revisitar o conteúdo lendo-o em texto para complementar a experiência.

Em se tratando de produção de conteúdos em vários formatos, também, esta instituição é um grande exemplo! Não deixe de conhecer o projeto “Pílulas do Ser Católico”, feitas pelo seu líder religioso e publicadas no YouTube.

Sites católicos e Arrecadação do Dízimo Online - CNBB Regional Sul 1

#8 CNBB Regional Sul 1 – Cobertura jornalística e conexões emocionais

Quando se trata de volume de produções, o site católico da CNBB Sul 1 é um dos que saem na frente! Sua produção de artigos e notícias de todas as sub-regiões é impressionante. Não deixe de conferir!

Grande detalhe deste parceiro é o destaque dado aos conteúdos abordando as missões financiadas pela instituição, tanto no Brasil quanto em outros lugares. Já falamos aqui no blog de que maneira ações como essa têm grande potencial de conectar e ligar as pessoas aos trabalhos realizados pela Igreja.

Não precisa ser uma ação de caridade em outros países, não é isso que gera atenção do público, mas sim o cuidado com os detalhes,  como com o roteiro do vídeo, a sinceridade da história transmitida e a conexão dela com a missão que Cristo nos deixou.

Sites católicos e Arrecadação do Dízimo Online - Pascom Brasil

#9 Pascom Brasil – Incrível apoio para as formações pastorais

O site da Pascom Brasil aparece na lista por ser um grande exemplo pela sua produção de conteúdo no blog. Você já conferiu?

Visitando o site, você percebe que ele traz a proposta do site como veículo de formações, e para isso utiliza principalmente o texto como mídia para compartilhar conteúdos e outros documentos em PDF para subsidiar as Pascons de todo o país.

Outro destaque do site católico da Pascom Brasil é a ótima integração com os vídeos do YouTube, que dão agilidade para divulgação de notícias e cobertura dos eventos que acontecem em todo o país. Sem falar, também, no fato de que este recurso é chave ao também poder ser compartilhado em outras redes sociais. 

Inclusive, você já viu como o site da Pascom é bem integrado às redes sociais? Uma ferramenta se conecta a outra, fazendo com que a mensagem que a Pascom Brasil transmite seja transmídia, ou seja, flutue entre diferentes mídias e formatos.

Sua instituição pode ter um site com Arrecadação do Dízimo Online!

O que achou dos projetos de sites que apresentamos? Buscamos entre nossos cases alguns que representam detalhes importantes onde os sites católicos e blogs tornam-se ferramentas úteis e práticas para as Igrejas.

Se você tiver interesse em conversar sobre um site para sua instituição e querer saber mais detalhes sobre preço e condições, entre em contato conosco! Isso pode ser feito enviando mensagem para nossos especialistas pelo WhatsApp, ou pedindo nosso contato clicando no botão verde na área em cima do blog!

Convite Como vai a Pascom?

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário